Tipos de janelas para a sua casa, Qual a melhor para seu Projeto?

Na construção, as janelas são uma das áreas mais importantes no projeto geral, pois determinam como a casa se relacionará com o ambiente, desde a quantidade de luz solar que as janelas fornecem até as vistas que emolduram. Decidir entre os tipos de janelas para sua casa não é um trabalho simples e muitas vezes é necessário o auxilio de um profissional. Com isso, vamos listar algumas dicas e pontos importantes a se considerar na escolha do modelo e características ideais para o seu projeto.

Quais são os tipos de janelas:

Os tipos de janelas são uma maneira especialmente poderosa de acentuar o estilo de design da casa, realizando a visão da casa além de apenas móveis e eletrodomésticos. As esquadrias de alumínio refletem e aprimoram a sensação elegante de uma casa contemporânea, enquanto as esquadrias de madeira falam de um estilo mais rústico ou tradicional. Considere as portas dobráveis, que dobram como janelas quando fechadas e borram completamente as linhas entre o espaço interior e exterior.

Janela com acabamento em madeira
Janela com acabamento em madeira

Leia também:
Pergolado, arrase na decoração da sua área externa

A seguir vamos detalhar algumas características importantes sobre janelas:

Isolamento Acústico

Como insonorizar janelas, isolar o som de suas janelas parece algo complicado e demorado, mas, na verdade, não é tão ruim quanto parece. Você pode aplicar diferentes métodos para redução de ruído da janela. Eventualmente, o tempo e o dinheiro que você gasta para cancelar os sons externos da janela dependerão significativamente do seu orçamento e do que você está tentando alcançar. Aqui está a lista de métodos populares para insonorizar suas janelas:

  • Calafetagem
  • Instalação de vidro laminado retrofit
  • Inserções de janela
  • Vidro à prova de som
  • Vidro acrílico
  • Filme para isolamento acústico de janelas
  • Cobertor de janela à prova de som

Não escolha janelas apenas pela aparência. Em vez disso, certifique-se de que as janelas que você escolher atenderão melhor às necessidades exclusivas de sua casa e seu estilo de vida.

Tipos de janela

Ao longo dos anos, os designers desenvolveram uma infinidade de estilos de janelas destinados a complementar as necessidades estéticas e práticas de residências e empresas do ponto de vista arquitetônico.

janela branca

Tipos de janelas; Texturas e Materiais

Essas duas coisas andam de mãos dadas com a forma e o tamanho da janela e são elementos essenciais para garantir que o design geral de um edifício flua bem e, ao mesmo tempo, esteja alinhado com as preferências de estilo do proprietário.

Escolher uma moldura de janela de aço em vez de uma moldura de janela de madeira nem sempre é uma questão de funcionalidade ou qualidade. Embora o aço tenha vários benefícios práticos, como ser menos suscetível a contrações induzidas pelo clima e fornecer isolamento térmico superior, também é um material brilhante em outros aspectos.

As linhas elegantes e limpas encontradas nas janelas de aço podem dar um toque de charme clássico, ao mesmo tempo em que permitem que uma sala pareça mais aberta e arejada, tornando-as perfeitas para espaços menores que, de outra forma, pareceriam muito “ocupados” com uma moldura de madeira.

Acabamentos de vidro 

Além do vidro transparente que mais pensamos em ambientes residenciais, as janelas também vêm com diversas outras opções de acabamento de vidro, como:

  • Fosco
  • reflexivo
  • Cetim
  • Matizado
Janela com acabamento em vidro, com muita luminosidade para o ambiente
Janela com acabamento em vidro, com muita luminosidade para o ambiente

Do ponto de vista arquitetônico, isso torna as janelas a chave para aproveitar ao máximo os escritórios e outros espaços comerciais que não têm necessariamente a metragem quadrada para criar salas separadas de tamanho normal necessárias para hospedar reuniões ou outras atividades.

Ao utilizar divisórias de janela com materiais como vidro fosco ou colorido, os arquitetos podem criar espaços multifuncionais que permitem o máximo de privacidade com o mínimo de espaço, permitindo que o edifício pareça aberto e flua bem de uma forma que não seria possível com paredes normais.

Gostou das dicas? Agora você já sabe as diferenças entre alguns materiais, e poderá escolher a melhor opção para o seu projeto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *